Estratégia do MMM – mais quantidade, mais desconto e mais lucro (5 dicas)

Estratégia do MMM – mais quantidade, mais desconto e mais lucro (5 dicas)

21 de março de 2021 0 Por autor

MMM: mais quantidade, mais desconto e mais lucro

Vender não é tudo que sua empresa precisa. Mais que vender, ela precisa dar lucro, e este não virá somente do preço final, mas de uma série de ajustes que uma boa gestão pode fazer na empresa. Quanto mais você puder vender sem aumentar seus custos fixos, por exemplo, maior será seu lucro. Quanto maior seu volume de vendas, maior o desconto em suas despesas e maior lucro.

É o que chamamos de política MMM (mais quantidade, mais desconto, mais lucro). Existem algumas alternativas para fazer com que a empresa gere lucros. Uma é reduzir as despesas fixas, o que nem sempre é possível. Outra seria aumentar o preço de vendas, o que também nem sempre é viável.

O mais certo é sempre buscar ampliar vendas, mantendo os custos. Mas para isso são necessárias algumas definições estratégicas, como em que canais os produtos serão distribuídos e como serão oferecidos aos clientes. Na maioria dos casos, a inteligência comercial das empresas se resume em contratar vendedores ou representantes e enviá-los para a rua com a missão de vender mais.

Sem saber o que, exatamente, a empresa espera da equipe comercial, é difícil estipular metas e combiná-las com um sistema de remuneração adequado. Agindo assim, o resultado pode ser desastroso, com consequências como a proliferação de descontos, custos de vendas altos demais e baixo retorno. Vender mais exige preparo, e ele está relacionado a mudanças na estratégia comercial.

Revisar a forma como os produtos ou serviços chegam ao mercado é um bom começo para ampliar os lucros. Muitas empresas perdem dinheiro simplesmente porque ninguém parou para refletir sobre qual é a forma mais eficaz de vender, e cabem aqui algumas dicas:

  1. Crie novas ofertas para aumentar sua base de clientes: Comece entendendo melhor seus consumidores e por que eles compram seu produto ou serviço. A partir daí, fica mais fácil pensar em novas maneiras de atrair clientes para novos produtos. Muitos pequenos negócios conseguem ganhar mais clientes oferecendo uma maior diversidade de produtos e serviços, que dão mais flexibilidade e liberdade de escolha ao consumidor.
  2. Aumente seu investimento no marketing on-line e de baixo custo: Use e abuse de ferramentas que possibilitem a promoção gratuita do seu negócio. Twitter e Facebook podem trazer muita visibilidade. Outra ideia é criar um blog e participar de outros blogs. Aproveite a internet para se comunicar com consumidores sobre a sua empresa e as empresas concorrentes. Além de promover o seu negócio, você também estará recolhendo informações importantes para novas ideias de produtos.
  3. Melhore o website de sua empresa e comece a vender on-line: Não importa o tamanho. Toda empresa precisa de um website para se manter competitiva. Fique atento aos números de visitação, e faça uso do site para vender, e não somente promover o nome da empresa.
  4. Separe algum tempo para estreitar o seu foco: Não se acomode. Organize seus dias para que você dedique algum tempo para fazer planos de melhorias que possam aumentar os lucros. Também é importante fazer intervalos durante o trabalho para recarregar as energias e garantir um bom rendimento.
  5. Crie eventos para atrair os consumidores: Pense em estratégias de promoção que possam atrair mais clientes, como co-patrocinar um evento ou show, por exemplo. Faça promoções como programas de pontos para clientes, para encorajá-los a repetir as compras. Outra dica é modificar a decoração e a disposição de produtos com regularidade, para oferecer experiências novas aos consumidores.

 

*Raphael Machado é Sócio fundador da Movimento Sistemas de Gestão.

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